Aconteceu ontem, sexta-feira (13), a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Tito, em Clevelândia, na região Sudoeste do Paraná.
Após 12 anos de estudos aprofundados, a Pequena Central Hidrelétrica Tito, situada às margens do rio Chopim e anteriormente conhecida como PCH São Luís, teve sua construção iniciada em janeiro de 2022, sendo concluída em junho de 2024.
O projeto recebeu investimentos que somaram aproximadamente R$ 240 milhões e resultou na criação de 185 empregos diretos, além de mais de 80 postos de trabalho indiretos na sua execução.
Com uma capacidade instalada de 30 megawatts, que é suficiente para atender cerca de 75 mil residências, a PCH Tito representa um marco importante no desenvolvimento sustentável da região, alinhando-se ao compromisso da família com a geração de energia limpa e o fomento ao progresso econômico local.
Para o governador Ratinho Junior, a nova unidade destaca a importância do Paraná como o maior produtor de energia do Brasil, com quase toda a sua geração proveniente de fontes limpas e renováveis. “O Paraná produz 18% de toda a energia gerada no País, sendo que 98% dela é de fontes limpas e renováveis como o caso da PCH Tito”, afirmou.
“Infelizmente, por questões ideológicas ou por desconhecimento técnico, o Paraná licenciou apenas 12 PCHs nos 16 anos anteriores à nossa gestão. A partir de 2019, passamos a olhar o setor com um critério técnico, aproveitando um grande ativo do Estado que são os seus rios, e já emitidos 90 licenciamentos entre licenças prévias, de instalação e operação, o que configura o maior programa de incentivo à energia limpa do Brasil”, acrescentou Ratinho Junior.
Na avaliação da prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, a construção de novas usinas hidrelétricas funciona como um estímulo econômico ao município e toda a região Sudoeste do Estado. “Clevelândia é uma cidade que já tinha outras usinas, mas com o incentivo do governador Ratinho Junior isso tem se multiplicado, o que tem impulsionado a nossa economia com a geração de novos empregos, atração de novas empresas e aumento da renda média da população”, disse.
Segundo Alisson Carraro, um dos sócios-proprietários e diretor da PCH Tito, o projeto foi iniciado há 14 anos, mas avançou de fato apenas a partir dos novos incentivos da atual gestão estadual. “Essa área já era nossa e havia um estudo da Copel anterior que comprovava a viabilidade do empreendimento. Começamos a mexer no projeto em 2010, mas foram as políticas do governo Ratinho Junior que nos deram esperança de viabilizá-lo. Em 2021 obtivemos a licença de instalação junto ao Instituto Água e Terra (IAT) e, em janeiro de 2022, começamos a obra”, relatou.
De acordo com Carraro, o projeto também resgatou 14 mil animais na área e plantou 270 mil mudas nativas na região. “Além de ser uma produção energética que não polui nada, ainda estamos ajudando na preservação do meio ambiente, com a recuperação da flora e da fauna nativas”, contou o sócio-proprietário.
O projeto teve um impacto positivo na preservação ambiental, com apenas 47 hectares de vegetação sendo suprimidos. Em compensação, 240 hectares serão dedicados a Áreas de Preservação Permanente, protegendo a fauna e flora locais, e haverá plantio de espécies nativas para criar corredores ecológicos essenciais.
Além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região, com uma visão voltada para a sustentabilidade e inovação, a PCH Tito não é apenas um projeto de energia; é um símbolo de compromisso com o meio ambiente e com as gerações futuras. A usina utiliza tecnologia de ponta para minimizar impactos ambientais e maximizar a eficiência energética, refletindo os valores da Família Carraro.
A PCH Tito, assim chamada em homenagem a um de seus idealizadores, Dimorvan Carraro, representa mais um capítulo no legado da Família Carraro. Ao longo de mais de cinquenta anos, essa família tem se dedicado ao setor energético e ao bem-estar das comunidades onde está presente.
Também participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; da Fazenda, Norberto Ortigara, da Agricultura e do Abastecimento, Natalino de Souza; o deputado estadual Luiz Fernando Guerra; o presidente do IAT, José Luiz Scroccaro; e os diretores da PCH Tito Jackson Carraro e Francelo Carraro.
Discover high-quality aluminum essential oil bottles from Health and Beauty Natural Oils Co. Ideal for storing and preserving the integrity of your oils, keeping them safe and secure.'https://www.essentialnaturaloils.com/products/aluminum-bottle-1000ml